Orquídeas!





Por que tenho raízes tão fundas?
Por que não sou como os prudentes?
Tenho o medo que assola a todos
medo que não distingui o bem do mal
Aquele sentimento que quebra a ilusão
Conhecido por todos como decepção

As raízes são tão importantes
quando são postas em solos férteis
quando áridos, criam magoa e dor
e lamentoso pranto ao que plantou
Admiro as orquídeas por isto
por sua força e delicada distância

mesmo em meio a pedras, vivem com beleza
Pouca água e pequenos feixes de luz
Não lançam suas raízes a profundeza
Possuem a providência dos sábios
Então faço um apelo a mim mesmo
que minhas raízes me prendam como as orquídeas

Talvez assim eu tenha paz
aquela dos poucos e que é sonhada
cobiça ou anulada, formulada ou transgredida
por todos nós, seres desunidos de ideias e sentimentos
Eu quero a paz dos justos
aquela que não debota, perde a cor e morre

Sejamos como orquídeas!

(Fernando Joaquim)

Comentários